24 de março de 2014

ECO ALDEIA COM EDUCAÇÃO LIVRE PARA PESSOAS OU CASAIS VEGETARIANOS COM FILHOS

O espaço onde se implantará a tribo, fica a norte de Portugal. São 120.000 metros quadrados de terreno, 4 construções quase reformadas, 1 ruína grande e duas pequenas, um antigo moinho e também um lindo espigueiro de 1860.
A quinta é linda! com um precioso curso de água cristalina, ao longo do qual existem algumas concavidades, nas quais se pode tomar banho, rochas e árvores seculares, majestosas e lindas.
Diante dos nossos olhos, uma vista deslumbrante, com espaços mágicos, convidando à serenidade, à meditação e ao silêncio.
Aí a energia e vibração, são estupendas. 
Estes terrenos encontram-se numa zona montanhosa, cuja vertente inclinada possui espaços planos para cultivo de legumes, horta e cereais...
Água a jorro, durante todo o ano. São cinco as nascentes de água dentro da quinta, sem contar com a que corre pelo antigo canal, que levava água do rio aos moinhos.
Este local de eleição, fica na base de umas montanhas cuja altitude chega aos 1200 metros, protegendo a nossa eco aldeia, dos ventos do norte, embora estes terrenos se encontrem a 300 e 400 metros, acima do nível do mar.
Dista dez minutos andando da aldeia mais próxima, onde as vacas permanecem pachorrentas no seu domínio ao ar livre pela encosta verdejante. E a vinte minutos de carro, até à povoação de maior aglomerado populacional, ''Cabeceiras de Basto''.
O clima é bom, não muito rigoroso no Inverno. Não cai muita geada, e em 10 anos, só uma vez nevou. Bom clima para as laranjeiras que fazem parte da paisagem.


RESUMO DO PROJETO DE AUTOSUFICIÊNCIA, ALIMENTAÇÃO RESPEITOSA, ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO LIVRE

1 A ecoaldeia funciona em sociedade cooperativa, formando-se uma ASSEMBLEIA onde em conjunto se tomarão todas as decisões por consenso.    

2 Cada pessoa vive num espaço íntimo (casa) e partilha os espaços comunitários.
Todas as atividades, construções, pequenas hortas, etc. que se irão criar, partem  dos princípios e esboços da permacultura. 

3 Temos hortas comunitárias, tanto para cobrir as necessidades de alimentação diárias, como as cíclicas (cereais, azeite e frutas...). O objetivo é suprir as necessidades básicas da comunidade.

4 Neste nosso pequeno mundo, temos umas edificações comunitárias, para todas as atividades que compartilhamos nos afazeres diários (oficinas de reparações e padaria, sala de projeções, refeitório comunitário, sala de cursos, espaços para meditação, escola e lazer. O intercâmbio, ou venda de produtos comunitários, e todas aquelas que acordarmos.

5 Dentro da eco aldeia, assumimos a educação das crianças, nos espaços acordados para tal (edifício, exteriores e bosque). Far-se-á a educação livre compartilhada, onde as crianças podem crescer desde o respeito ao desenvolvimento individual, às suas verdadeiras necessidades, estimulando a auto estima, o trabalho de equipa e potenciando as capacidades e recursos naturais e únicos, que as acompanham.
Para viver em harmonia com estes valores, na ecoaldeia não haverá televisão, ou play stations competitivos. Mas sim, sala de cinema, jogos, danças, rituais, espaços artísticos, criativos e de leitura, etc.

6 Dentro da comunidade, só se comercializará economicamente, o que é comunitário. Cada pessoa em sua casa e espaços criados para tal, pode fazer qualquer tipo de produto ou atividade e comercializá-lo fora.
Todas as pessoas que vivem no nosso convívio, dedicarão um tempo de 12 horas semanais, a tarefas comunitárias. Dentro ou fora do projeto pode introduzir-se qualquer tipo de atividade comunitária, económica ou não. de intercâmbio de regalo ou prazer, que a ASSEMBLEIA decida, para obter um benefício económico, de sabedoria, lúdico, cultural, etc. que complementará, se necessário, o que a natureza nos oferece.

7 Entre tod@s ajudar-nos-emos mutuamente para assim tornarmos a vida mais fácil e divertida.

8 Na ecoaldeia, todas as nossas atividades e relações de convivência, estarão animadas e impulsionadas pelo coração, além do mais sincero e amoroso respeito pelas pessoas e suas diferenças. Espiritualmente sentimos a unidade dentro de nós. E, como unidade que somos com o Universo, compartilhamos e expressamos esta energia, ajudando-nos, e ajudando, desde as atividades e do amor, conseguindo assim espero, que as nossas relações e todos à nossa volta, sejam um caminho sem fim de sabedoria e consciência, em todos os âmbitos das nossas vidas. (social, educativa, espiritual, ecológica, no campo alimentar, etc.)

9 A nossa presença aqui, deve ser livre  de encargos económicos e dívidas, que nos forçariam e atariam a um ritmo de atividade económica. Esse ritmo, manter-nos-ia estranhos, nessa roda estranha e alheia ao nosso verdadeiro ser e estar, afastando-nos das nossas necessidades mais intimas e reais.

10 Aqui, optaremos pelo vegetarianismo sem consumo de álcool, tabaco ou drogas. Os animais não domésticos, galinhas, ovelhas, cabras e abelhas, serão exclusivamente comunitários. Com eles trocaram ovos, lã, polinização de alimentos, leite para queijo, adubo para as hortas e produção de biogás, etc.  Qualquer outro animal não doméstico fora dos mencionados, a ASSEMBLEIA decidirá a sua incorporação ou não na eco aldeia. Em todo o nosso espaço, todas as nossas atuações, serão de respeito à natureza, não matando, nem comercializando os animais.

11 A ecoaldeia, estará vinculada com o que a rodeia, relacionando-nos e atuando nele. Seremos também objeto de sensibilização em todos os temas e valores que se praticam no dia a dia, em relação uns com os outros, com a mãe terra e com o Universo. Portanto ao mesmo tempo que atuamos como exemplo de discernimento prático incorporando-nos na harmonia e equilíbrio da natureza, também sentimos que temos de atuar desde a consciência e não violência. como motor de expansão dentro de nós e à nossa volta, longe ou perto.

12 Estamos a falar de fazer um bom fogo, com a lenha dos medos e dos egos, que cozinharemos num grande caldeirão: a espiritualidade, discernimento, não violência, autosuficiência,  sustentabilidade, permacultura, ecologia, alimentação respeitosa, e com tudo aquilo que possa alimentar o nosso desenvolvimento pessoal, animando e ajudando para que a cada dia que passa, a vida no planeta, seja mais justa, alegre e amorosa. Gostaste da ideia?

EM DEFINITIVO: pessoas e famílias que amamos e respeitamos a natureza, reduzimos o lastro das necessidades criadas mas desnecessárias e vivemos maioritariamente adaptando-nos ao que a natureza nos oferece, (respeitando a vida animal). Reduzimos ao mínimo a nossa dependência do dinheiro. Desde o AMOR, fluímos na UNIDADE, conectados ao coração do Universo. Autogestionando a saúde, a educação, a alimentação, as energias, a ajuda mútua e tudo o que pudermos. Cada um no seu espaço entreajudando-se e também compartilhando atividades, terras e crescimento individual e grupal. Expressando e sentindo o amor, a terra, a simplicidade, a paz e o despertar da consciência. Que nos traz a sabedoria, e nos aproxima cada vez mais, ao ser e estar no nosso centro, conectados à realidade que emana dos nossos corações... e, sobretudo, estar no presente, vivendo e compartilhando nossos sonhos.

AVANÇAMOS PARA UM MUNDO NOVO, DESDE O NOSSO CORAÇÃO

Esta ideia fez eco em ti? ecoaldeiavegetariana@gmail.com

Um abraço amoroso.