17 de abril de 2012

19 DE MAIO MANIFESTAÇÃO ANTIAUTORITÁRIA ÀS 15 HORAS NO MARTIM MONIZ EM LISBOA



NA RUA COM TODOS
Quero estar na rua com todos os decidirem agir por si próprios, com todos aqueles que não se revêem na política, na ideia de que há organizadores e organizados, líderes e seguidores, activistas e activados. Quero viver um momento em que estejamos todos juntos na rua, entre iguais, ao nosso ritmo e com as vontades que cada um presente tiver.

Se estar na rua sem partidos é uma evidência para muitos desde sempre, estarmos sem sindicatos ou organizações representativas começa a fazer sentido para mais do que uma pequena minoria. Palco para burocratas e futuros líderes, elas insistem em travar todas as tendências que visem experimentar coisas novas, maneiras novas de estar em luta na rua e no dia a dia e insistem também em matar de tédio todos os que os seguem.

A manifestação de 19 de Maio vem no seguimento de algumas pessoas quererem tomar a iniciativa e não andar a reboque das datas estipuladas pelas instituições que perpetuam este mundo de miséria e autoridade.

Estamos na rua nas greves, nos primeiros de Maio, nas datas dos ''indignados'', etc. não nos importamos com isso, e mesmo esses momentos podem tornarem-se interessantes. Mas eles tornam-se interessantes precisamente quando são capazes de ir além dos limites, dos hábitos, das regras impostas por outros que não nós mesmos. Além disso, a capacidade  de estimularmos nós próprios as nossas datas, lugares e maneiras de acção pode ditar a diferença entre o desespero do velho mundo e o entusiasmo de uma nova vivência.

Quero também experimentar como é estar na rua 3 semanas seguidas (na sequência das datas 1º de Maio e do 12 de Maio); lado a lado com amigos, companheiros e desconhecidos que na rua se tornam parceiros. Como manter uma tensão e um entusiasmo constantes na rua? Como interligar estes momentos com uma prática antiautoritária e anticapitalista contínua,dia a dia, que contextualize estes momentos colectivos e deles se alimente? Esta é uma discussão que espero continue, para bem de cada um dos que não aguentamos mais esta ordem social. Quanto às manifestações, a sensação que tenho é que, o que quer que aconteça na data anterior, será potenciado na data seguinte. Outra sensação é que sempre que um momento colectivo termina, fica-se com vontade de mais.
Porque as potencialidades estão aí, isto pode vir a ser engraçado!



Publicado a 13.4.2012 no blogue:
www.ruacomtodos.net