8 de agosto de 2005

PLANETA AZUL VISITA ZOO DA MAIA


No passado domingo dia 31 de Julho de 2005, elementos desta associação fizeram mais uma das suas visitas a este jardim para verificar se o mesmo cumpria com legislação respeitante ao bem estar animal.
Entre outras coisas notamos o reduzido espaço de miutos dos espaços onde os animais se encontravam acondicionados, nomeadamente no que respeita a mamíferos e aves. Isto não se deve muitas vezes à ausência de espaço físico mas sim a uma ausência de sensibilidade para dotar os espaços com a maior dimensão possível.
Notamos uma elevada frequênci de público o que por várias vezes fazia entrar os animais em stress, isto acontecia com regularidade na área dos primatas.
Também demos conta da tristeza que aparentavem muitos destes animais sózinhos nas suas jaulas. O leão e companhia bem como outros animais manifestavam-se com ruído por quererem entrar nas suas tocas abrigo (provávelmente nervosos ou incomadados pela presença dos habitantes que os observavam), as mesmas encontravam-se fechadas.
Na parte de cima do Reptilário, encontramos numa gaiola-aquário de vidro e sem qualqer consições para o animal em questão(tinha um foco vermelho apontado e uma elevada temperatura ambiente: uma gineta (genetta genetta) que observamos a andar para um lado epara outro nervosamente, em nítido estado de estrsse durante longo tempo.
Podemos também observar que o Zoo possui uma quantidade significativa de animais de várias zonas do mundo com estatuto de ameaça de extinção e conservação. É o caso do macaco-verde e de várias espécies de Lemures entre outros.
Constatamos que muitos animais foram "apadrinhados" por empresas locais.
Esperamos fazer brevemente uma nova visita a este zoo, com o fim de observar o "espectáculo de focas e leões marinhos, de levar connosco alguns panfletos nossos antizoos para distribuir pelos visitantes e de verificar depois de estarmos bem documentados, se o zoo cumpre a nova legislação portuguesa sobre parques animais e afins.
Ainda queremos deixar registado um reparo a uma alimentação monótona e deficiente dos animais do reptilário e denominada "Arca De Noé".
"PLANETA AZUL associação ecológica alternativa"
Rua de S. Brás,52 3º esq
4000-198 Porto
Lista de Activismo e Debate:
Para envio de mensagens para divulgação pública:
Aberto aos domingos de data ímpar das 15h até às18h.